quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Porque incorporei a geopolitica nos estudos sobre o marxismo

 

As pessoas me perguntam porque incluí nos meus artigos sobre o marxismo,que faço aqui no blog A Ponte,a geopolitica.É claro que,em primeiro lugar porque considero válida a geopolitica como teoria explicativa da politica e da história.Não vou por aqui uma discussão(ainda)sobre a sua cientificidade e no inicio do meu contato com a geopolitica eu a entendia como um meio de dominação e conquista dos povos europeus e a sua origem é esta mesmo.Como a antropologia,a sociologia,a geopolitica nasceu de objetivos escusos de dominação e conquista,mas como as duas primeiras modificou-se e serve a propósitos legitimos.

Também não colocarei aqui a historia da geopoitica,coisa que eu já fiz em meu livro “Geopolitica da Utopia”,mas há que lembrar en passent que ela surgiu da necessidade de simplificar processos históricos bélicos,por parte dos povos europeus coloniais.

A oposição de Halford Mckinder entre a massa de terra e as massas de água busca fundamento para a hegemonia inevitável de determinados povos.

Como todo o conhecimento(o vemos na questão nuclear)ele pode ser usado para o bem ou para o mal.Com a geopolitica,que surgiu assim orientada pelo e para o mal,ocorre algo simile:se ela surgiu destes propósitos de dominação,de hegemonia,hoje tem como ser vista como o conhecimento simplificador da utopia.

Quando existia a URSS,a luta pelo comunismo era de todo o mundo ,do terceiro inclusive.Hoje o deslocamento da luta se dá para o primeiro mundo.Se ele não se engajar o resto não vai.

Conforme as analises da terceira internacional ,se houvesse em 1929 uma revolução comunista nos Estados Unidos,todo o resto do mundo a seguiria.

Seguindo este raciocinio eu penso que só os Estados Unidos não seriam suficientes.O primeiro mundo ,o hemisfério norte teria que passar por um processo revolucionário bem sucedido.

Conforme,no entanto,o que eu disse no meu referido livro,as revoluções leninistas e marxistas estão ultrapassadas.O processo terá que ser de tipo reformista e como eu disse lá,se conseguissemos fazer deste hemisfério norte uma imensa Suécia ,a retomada da ideia comunista poderia ser imediata.


Nenhum comentário:

Postar um comentário