quarta-feira, 20 de novembro de 2019

O marxismo e a Reforma Protestante

Um contorcionismo

Embora Marx não seja propriamente um precursor de Max Weber tratou(um pouco) do protestantismo na sua análise do capitalismo.O papel do protestantismo e de Lutero na evolução do capitalismo está presente em Marx desde os manuscritos econômico-filosóficos.
Dentro de sua visão de jovem ,Marx antecipa algumas de suas concepções:a reforma protestante ajudou o desenvolvimento do capitalismo,condição objetiva de construção do socialismo e do comunismo.
Contudo a relação com o dinheiro,por Marx,não é admitida porque ele coloca o objetivo de superação revolucionária do capitalismo numa perspectiva quase que imediata,pela revolução.
A supressão do capitalismo acabaria com o dinheiro,com o entesouramento,em favor de uma sociedade solidária e que coloca a sua finalidade na relação desalienada do homem com o homem.
Neste aspecto ele é totalmente diferente de Weber e entende o dinheiro como barreira alienante do homem e nisto ele se aproxima do catolicismo,do cristianismo primitivo,que ,afinal é a origem histórica do comunismo moderno:Marx não é criador sozinho do comunismo;ele aderiu a um dos tantos grupos que já pululavam na Europa desde o século XVIII e ofereceu a sua versão “ científica”.
Depois do fim da Guerra dos Trinta Anos,a Europa buscou uma utopia,através do setor avançado da Contra-Reforma católica,os jesuítas,na América Latina ou em regiões não tocadas pela barbárie recorrente dos europeus.
O comunismo também faz parte da tradição judaico-cristã:a única organização de massa na História é a religião.Qualquer pessoa que esteja acuada vai numa delas e tem ao seu dispor milhares de pessoas dispostas a ajudar.Quer mais comunismo do que isto?
Todas as comunidades visitadas por São Paulo eram “ comunistas”,no sentido básico do princípio “ da cada um segundo a sua capacidade,a cada um segundo a sua necessidade”,conforme fixado pelo iluminismo alemão e seu maior representante,Lessing.
Isto se pode encontrar no âmbito de qualquer grupo religioso,mas Marx,que é nosso assunto aqui,muito embora quisesse colocar o protestantismo como parte essencial do progresso da humanidade,caía na regressão do catolicismo,ao repelir o dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário