quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Relações entre idéias e matéria em Marx

Eu sempre tenho que esclarecer aquilo que digo aqui,principalmente neste tema.Quando digo que as idéias são essenciais no processo de mudança,não estou dizendo necessariamente que para se chegar à utopia é preciso escola(antes da economia),embora esta mediação seja essencial.
O problema é complexo:o que disse,seguindo uma tradição crítica da revolução russa, é que ficou evidente que sem pré-condições subjetiva e objetiva,toda tentativa de implantar o socialismo e o comunismo redunda em ditadura permanente e barbárie.
A exigência desta condição implica em uma sociedade industrial em que o trabalhador dispõe de conhecimentos prévios capazes de fazê-lo trabalhar em prol da superabundância de bens.Não há como obrigar um camponês acostumado em gerações a usar o arado,a usar um computador de uma hora para outra.
Também os valores das pessoas jogam um peso decisivo.As distinções feitas por Max Weber entre a mentalidade católica e protestante têm um significado considerável.
Isto não impede de modo algum que se busque discutir em determinados contextos só o problema econômico,mas com a resolução prévia destas premissas.
Num país como o Brasil é claríssimo que só vai haver desenvolvimento se houver educação,porque o povo brasileiro está excluído da escola e não pode competir com outros países,em que o sistema educacional é melhor.
Acaso isto não é o predominio das ideias sobre a economia?Tem isto em Marx?Claro que não.
As relações entre as idéias e a matéria são as mesmas do marxismo com a sociologia,com o método descritivo-compreensivo:ambos têm o seu lugar e colaboram,mas há certas coisas que só com uma ou com outra.
No caso das idéias só a sociologia dá uma resposta coerente e real.Marx é um dos fundadores da sociologia quando fala na “ Ideologia Alemã”,” nas relações materiais de produção” que sustentam as condições materiais de existência(na parte referente a Feuerbach),mas se esqueceu da troca simbólica,do fenômeno associativo,desvelado por Comte,o verdadeiro criador desta disciplina,a “ ciência” da sociedade.

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