sexta-feira, 2 de março de 2018

A Rússia depois de 17



Continuação



A condição para acabar com a ditadura do proletariado é  superar de vez a escassez.Feita  a supressão da minoria as condições para aumentar a produção estavam dadas e assim melhorar as condições de vida.Neste contexto,não há porque manter esta ditadura.
Donde se conclui que nos países em que houve uma revolução comunista o prolongamento da ditadura se deu porque estas condições materiais objetivas não estavam conforme à teoria.
E isto porque nenhum país pode fazer uma revolução deste tipo no plano nacional.Isto seria
uma revolução nacional como qualquer outra.Nós vemos então a similitude entre os totalitarismos de direita e de esquerda.A URSS não tem só ,como diagnosticava Trotsky,uma natureza termidoriana,mas guardava semelhança com o totalitarismo alemão nacional-socialista.
Qualquer tentativa de fazer uma revolução num país ,esperando que haja um revérbero em outros,é ilusório e vai conduzir aos mesmos problemas que o socialismo real apresentou.
Mas é preciso entender a natureza das ditaduras de esquerda.A esquerda se tornou realmente uma “ necessidade histórica”,porque ela é a única que se preocupa com a questão social.Eu gostaria de perguntar a Luiz Felipe Pondé se ele já viu alguém da direita tendo esta preocupação e se ele considera que a esquerda brasileira é uma jogada de marketing,é de se perguntar se ,para ele, a questão social acabou.
Se a resposta for afirmativa,como eu acho,é um dos maiores absurdos que se pode dizer em nosso tempo.A questão social continua.Ela acompanha o iluminismo(esta é uma faceta  pouco conhecida do século XVIII).
Por isso as discussões sobre o marxismo e o socialismo ainda são importantes,para entender os erros do passado e apontar o futuro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário