“Enquanto tem gente no mundoPensando que sabe muitoEu,do meu lado,sinto.Muito”
Também é preciso
ver que durante muito tempo,pela identificação
entre Filosofia e metafísica ,o fim desta última,percebido
paulatinamente no século XIX,induziu a muitos,como Marx,a pensar no fim do
pensamento filosófico.Mas a metafísica repudiada retorna às vezes sob outras
formas ,inclusive no marxismo(mas não só nele),por causa da incompreensão da
história da Filosofia e do pensamento.
Eu disse no
artigo anterior que o marxismo é idealista e ideológico sob certo sentido,porque
preconiza uma sociedade ideal,medida da
sociedade real;uma sociedade do futuro,medida do presente e do passado(que deve
ser revisado).Este argumento eu aprendi de Servant Schreiber em seu livro “ A Tentação
Totalitária”,publicado no Brasil na década de 70.
Mostrando as filas
na URSS(bem como nos outros países do Leste europeu),diz ele:” comparado com
uma sociedade ideal,a sociedade capitalista,de hoje ,deve ser muito ruim...”.É
lógico que Servant Schreiber,como representante da direita,não mostrou as
favelas do “ mundo livre”,mas a sua a sua peroração vale sim para a falta de
fundamento filosófico das afirmações de Marx.
As citações de
Kant contidas na “ Ideologia Alemã” são a base dos erros de Engels e de
Lênin,porque ele só vê o seu projeto
metafísico e não as possibilidades da relação entre a prática e a razão,a
continuidade ,na experiência humana geral,entre a razão e os muitos elementos
constitutivos da personalidade do Sujeito humano,os desejos,a sensibilidade, a
percepção,os afetos,as emoções,o inconsciente(que ele não conhecia).
A resposta
positiva de Kant, para a filosofia radicando na autonomia do sujeito,na simples
razão,abre espaço para as massas de Marx.
Jon Elster num
crítico livro sobre o marxismo,afirma que ele é o pensamento que menos conhece a natureza
humana e bastavam(isto eu digo) duas frases ,de dois teatrólogos,um brasileiro
e outro inglês,Nelson Rodrigues e Shakespeare,para derrubar as limitações
racionalistas de Marx,respectivamente:” O homem vive do supérfluo” e “O homem
quer mais do que a realidade”(Rei Lear).
Kant não pode
ser visto como um idealista,muito menos ideólogo,talvez só no seu projeto
metafísico,mas o estudo profissional de seu pensamento revelaria muito mais.
Um outro
autor,Bob Jessop,disse uma vez que “ quando a dialética(objetiva[digo eu])se
estilhaçou todos os temas e partes do pensamento de Marx foram junto,perdendo
unicidade(“ “State Modern Capitalist”)e eu
somo:Marx foi enganado pela possibilidade suposta de unir várias
profissões num discurso só.Na biografia de Isaiah Berlin,está dito que Marx era
como um Leonardo da Vinci,uma enciclopédia de vários saberes.Afirma ele que
Marx separava o seu escritório com cordas e em cada lugar punha uma etiqueta
,onde se lia a função de cada um,a “ciência” própria,Filosofia,Economia
Política,Política,Ciências naturais e assim por diante.
Marx,pois,era como
uma libélula colocando o traseiro ,de quando em vez,na água,sem se aprofundar
na mesma.Sartre poderia dizer:” toca nas coisas mas não as habita”(eu digo:não
as ama).
Isto trouxe conseqüências
graves para seu pensamento,porque o marxismo vê o mundo como um lugar de causas
e não de sentidos.Como hiperracionalismo ele vê parcialmente o mundo.
Chaplin diz no
discurso final de “ O Grande Ditador”:”Pensamos muito e sentimos pouco”.Vale
para Marx.
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