quarta-feira, 10 de agosto de 2016

O que é o trotskismo?



No século XX formou-se uma corrente de pensamento anti-stalinista,que pretendeu ser a teoria do marxismo:o trotskismo.Mas como tenho colocado nos artigos anteriores,o que defende Trostky já estava no marxismo,na Ideologia Alemã.Não existe ,desde os primórdios ,no marxismo,algo como “ socialismo num só pais”.
Esta consigna do Stalin,para mim é falsa,é só uma cortina de fumaça,mas que teve uma conseqüência interna na Rússia prática:um imenso totalitarismo,justificado para defender o socialismo do cerco capitalista.
O socialismo num só país era a Rússia soviética se fechar,viver para si  mesma ,até que a revolução social mundial voltasse  e nisto não vai um pensamento stand by,porque a intenção provocativa desta revolução sempre foi parte da atividade política de Stalin e um dos episódios(se não o )que o provam é a Revolução fracassada no Brasil.
Isto é, havia uma aproximação(não fora a primeira vez)entre Stalin e Trotsky,até porque este último achava possível em futuro próximo reverter o quadro desastroso do socialismo nacional de Stalin,mas só que ,naturalmente,a sua perspectiva era provocar a mudança de fora,pela atividade do seu  movimento,que não era seu,mas do marxismo.
Pessoalente eu faço uma comparação ,em termos de vaidade,entre três figuras históricas:César,que  só se  referia a si mesmo ,em público,em terceira pessoa,como se fosse instituição;Napoleão Bonaparte ,que a todo momento gabava-se de suas qualidades político-militares e   Trotsky que o fazia só que com relação às suas virtudes intelectuais.Basta ler a sua autobiografia “ Minha Vida”,que tem valor histórico,mas para descortinar a mentalidade ,a psicologia de Trotsky;alguém que fora sempre contrário à revolução na Rússia,mas que,na minha  opinião,não quis tomar o caminho de Plekhanov e de Martov,mas participar do momento histórico e fazer o seu nome,que estava muito acima das convicções.Pagou um preço alto por isso.
No inicio do século XX,na cisão mencheviques e bolcheviques,Trotsky fez a interpretação certa,segundo o marxismo,de que a revolução na Rússia só seria possível com uma base forte e  segura na classe operária,que deveria ser forte e  segura numericamente também.
Lênin não era desconhecedor desta verdade,mas resolveu passar por cima da necessidade desta base já criada,para preconizar a  sua criação,um erro histórico de conseqüências que conhecemos.
Então nunca existiu o “ trotskismo”.A própria denominação deriva em grande parte destas considerações psicológicas sobre Trotski que se sentiu mais do que herdeiro de Marx,mas um recriador da teoria,o que não corresponde à verdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário