segunda-feira, 23 de março de 2020

Florestan e o socialismo real

Quando da queda do socialismo real Florestan Fernandes advertiu que o que caiu não foi efetivamente o comunismo,mas um regime socialista,prévio à implantação do comunismo.A rede globo respondeu expondo o primeiro congresso da III internacional no qual Lênin instava a todos os partidos socialistas do mundo a se tornarem comunistas,a partir do exemplo da URSS,recém fundada,em 1922.A condição de isolamento da URSS era a sua desgraça,o seu enterro histórico, a sua ruína anunciada.Por isto a revolução devia continuar e se espraiar.
Contudo enquanto a revolução mundial não ocorre os regimes socialistas procuram preservar com todos os meios possíveis ,inclusive a força,a repressão,aquilo que se conquistou,na espera da redenção geral.A própria URSS ,de seu lado,tinha a obrigação de se desenvolver ao máximo para esperar o momento de universalização.
A mantença da URSS,decisão tomada por Stalin,estava totalmente de acordo com os fundamentos de criação desta federação por Lênin,em 22.E todos os militantes,mais ou menos,no mundo todo, seguiram esta determinação de preservar a URSS,às custas da democracia,para esperar a revolução mundial que nunca veio.
Esta situação nos remete aos fundamentos da teoria,porque lá,no pensamento de Marx e Engels não havia,como Lênin recolheu da obra dos dois em O Estado e a Revolução,uma conciliação entre o o conceito de comunismo com o de Estado,muito menos o estado inflado da URSS.
Para Marx quanto mais comunismo,menos estado.O estado deveria ser só uma administração,uma mediação administrativa.
O que motivava Lênin e Stalin também era que a URSS ficaria momentâneamente isolada,mas que a revolução mundial voltaria e poderia ser até fomentada por novas guerras,até mesmo contra a URSS,como foi,afinal a segunda guerra mundial.
É um pensamento atribuído a Trotski o de fomentar guerras porque quanto mais guerras mais o socialismo avançaria,mas era uma crença de Stalin também.
O fato é que todos acreditavam que a URSS não poderia ficar isolada,porque se assim fosse,desapareceria,levando o socialismo.
A II Internacional antecipou esta decadência no momento próprio de sua continuidade,mas os que seguiram o apelo de Lênin levaram o século XX inteiro para descobrir que não haveria revolução mundial e que,portanto,o socialismo estava com os dias contados.
Mesmo Guevara,que lançou a última consigna da revolução mundial,com o terceiro mundismo,antes de ir morrer na Bolivia(meio sem razão),percebeu em seus estudos finais,que a tendência do isolamento da URSS se transformara em nacionalismo,totalmente contrário ao comunismo.Era mais importante o que os russos faziam do que o comunismo poderia fazer.
Acontece que os comunistas em todo lugar e no Brasil sempre se referiram ao regime como comunista e depois da queda se lembararam que não,convenientemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário