quinta-feira, 2 de junho de 2016

Em torno a Guevara IX



Neste momento nós podemos fazer um balanço desta série sobre Guevara:alguns  conceitos e temas são essenciais para compreender a atividade deste revolucionário comunista que é o único que ainda permanece com uma certa credibilidade,pela  sua coerência e espírito de sacrifício que tem a ver com o que discutimos nestes artigos anteriores.Não  é que isto seja derivado da sua condição pessoal.Ela joga um papel,mas provém do entendimento correto que ele tinha da teoria do comunismo,que não se podia se construir nacionalmente,mas universalmente.
Muitos associam Guevara ao pensamento trotskista,como se isso fosse originalidade de Trotski,mas,como vimos,isto já está  em Marx,na " Ideologia Alemã".
Trotski ,seguindo o pensamento de Marx e dos mencheviques,aos quais pertenceu até a eclosão da Revolução de 17,escreveu um texto em 1903 ,em que interpretava corretamente,como Guevara,a  necessidade de existência de uma classe operária forte na Rússia para garantir o futuro do comunismo neste país.
Na minha opinião  a vaidade siderúrgica de Trotski em querer fazer história comprometeu a sua visão,contradizendo aquilo que ele disse,bem como Guevara ,a vida toda,prejudicando-a,que poderia ter tido muito mais influência se ele tivesse agido como Martov e Plekhanov,que,como também mencheviques,não apoiaram a revolução de 17.
Mas Guevara foi coerente como estes dois últimos,porque ele foi para a revolução mundial ,depois de criticar abertamente o caráter termidoriano e até imperialista da URSS e da China,países que visitou antes de ir morrer na Bolívia.
Tal coerência é o que o mantém como símbolo (e) sobrevivente quase único da ideologia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário