segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Por que os crimes da esquerda não são julgados e analisados?



Porque de um lado muita gente na esquerda se veria em maus lençóis e do lado da  direita não é  conveniente fazer uma catarse histórica que eventualmente mostre que nem toda  a esquerda tem culpa,por exemplo,dos  crimes  de Stálin(mas de outros  também,Mao ,Pol Pot e assim por diante).Na  verdade  a  direita quer  manter estes  crimes intocados para poder sempre  no futuro ameaçar qualquer esquerda de ter algum tipo de  compromisso com eles.É uma estratégia semelhante àquela usada pelas mães da Europa na época de Napoleão:se você  não comer o mingau Napoleão virá devorá-lo,meu filho!.É o lobo-mau  da história.
Por estas razões,acho muito importante a  esquerda atacar de vez este  problema.Só muito raramente se vê um documentário ou uma discussão sobre estes  crimes,mas é preciso encará-los  de frente,mesmo porque eles foram sempre  denunciados dentro dos partidos comunistas .
Achille Ochetto
Uma  das críticas possíveis de se fazer  àquela declaração bombástica de  89 ,de Achille Ochetto,então (último)secretário-geral do Partido Comunista Italiano,” o comunismo morreu”,é  que ela associou esta constatação aos  acontecimentos da Praça Tia-na-men,” Praça da Paz Celestial”,quando a  trajetória  do comunismo chinês  fora sempre  diferente da  do italiano.
Desde a  década de  30 os comunistas italianos compreenderam a necessidade  do “ caminho italiano para o socialismo”.Isto era  uma atitude  óbvia e pragmática,pois  a Rússia não é até hoje a Itália,mas por debaixo desta  autonomização há a  constatação feita por Togliatti  dos problemas que  o stalinismo estava gerando no movimento comunista internacional,notados por  Gramsci na prisão.
Desde esta época até ao final do movimento sempre  ocorreram dissensões e críticas às formas totalitárias do socialismo.Quando Ochetto decreta o fim não leva em consideração que o público em geral não sabia das discussões  internas,teóricas,que levaram a  este termo e isto é  ruim,porque o público entendeu que era uma admissão dos crimes,o que é uma visão anti-histórica e  parcial do movimento comunista,o qual não é  diferente dos outros(talvez  por isso tenha caído),guardando dentro dele figuras sublimes  como o citado Gramsci e tiranos bárbaros  ,como o citado Stálin.
Assim como houve Enver Hodja,houve  Dolores Ibarruri,que denunciou o albanês como criminoso e exigiu a sua expulsão do movimento,o que ocorreu.Enver Hodja matou o seu oponente no Partido Comunista Albanês.
Assim como houve Janos Kadar,houve Imre Nagy,que quis liberalizar o comunismo húngaro,que  tinha no seu seio um dos maiores  intelectuais comunistas,Lukcács,que  foi preso,na chamada “ Revolução Húngara”.
Assim como houve partidos que  aceitaram cegamente as ordens de Moscou outros mostraram os desvios  lá ocorridos,como foi o caso do Partido Comunista Austríaco,que aconselhou Stálin a  fazer uma transição antes que enveredasse pelo caminho do totalitarismo.
Nenhum partido no mundo apoiou o Khmer Vermelho.
Um dos maiores próceres do “ eurocomunismo”,Santiago Carrilho ajudou a  manter a democracia espanhola nos momentos  mais difíceis e até hoje o PCE ajuda.
Nem se fale  no Chile,em que,apesar dos erros,os  comunistas se sacrificaram para provar que aceitavam a democracia.O grande  legado de Allende foi mostrar que era capaz de cumprir uma constituição democrática ao ponto de entregar a própria  vida.
E assim eu poderia aqui narrar uma pletora de exemplos:a carta famosa do comunista francês Lucien Henri,fuzilado dois dias antes da libertação de Paris,à  sua mãe  e  irmã,afirmando que aceitava a morte,o seu sacrifício,em nome  do bem-estar delas e do povo  francês.Pouca gente se dá  conta de que ,em muitas épocas, os comunistas salvaram nações(com a  burguesia  dentro),como foi em todos os lugares  da Europa,na Segunda Guerra.Antes ,a Comuna de Paris,não foi só um movimento dos  operários,mas um movimento para defender a França e Paris do ataque dos alemães.Os nacionalistas republicanos se  aliaram aos alemães de  Bismarck,contra a França.
Então quando Ochetto faz  esta afirmação,cria uma impressão  distorcida do papel histórico do comunismo,que foi deixado para trás  por razões teóricas e científicas,mas possui verdades(e  conquistas) que ainda precisam ser analisadas.
Nemesis
Estar num movimento em que estão Stálin e Mao,causadores de mortes,significa culpa?Wagner ser anti-semita significa que construiu os fornos crematórios?É a  velha  pergunta stalinista:pode-se  julgar a história pelo direito,pelo código penal?Pode-se  julgar a História pela  partícula condicional SE...?
Para mim ,se quisermos renovar o movimento de esquerda,o movimento social,a resposta tem que ser obrigatoriamente SIM.
Não é possível se afastar desta medida de justiça se houver necessidade de convencer os pósteros de que uma visão radical pode ser democrática ,de cabo a rabo,sem vacilações.
Isto é importante porque diante da autonomia dos Partidos Comunistas em diversas nações,muitas violências e injustiças foram cometidas em nome  do movimento internacionalmente considerado e  aparentemente  sem contra-facção,contradição.Aparentemente,porque  como dissemos acima,houve críticas sim.
Na  década de 70 setores do PCI afirmaram que a  questão não era só teórica,mas dos inúmeros  crimes  que haviam sido cometidos,porque no afã de renovar o movimento naquele período, era difícil convencer as pessoas de que  não haveria repetição destes crimes na Itália e em outros lugares.Era o grupo do “ Manifesto”.
Claro que o que  aconteceu na China influenciou a decisão de terminar o comunismo,mas culpa é  outra  coisa.Na medida em que os Partidos tinham autonomia, cada  um deles responde pelo que fez.Assim também,quando Hitler criou os campos de extermínio,em nome de Wagner(entre outros),ninguém foi ao túmulo do compositor ,em Bayreuth,para perguntar aos seus ossos,se concordavam com aquilo.
Há que ter muito cuidado com estas coisas e inaugurar uma nova fase de militância  só é possível se tivermos debaixo do braço a norma,o direito.
A maneira de continuar é  identificar a nemesis real daqueles que praticaram de fato crimes e tirar ,pela catarse das pessoas de bem esta mácula indevida,posta pela direita com a irresponsabilidade e interesse habituais.O medo da direita é que com esta catarse,fique claro,para todos,que muitos militantes,ontem e hoje,foram e são confiáveis,mesmo que,por razões científicas,o comunismo tenha acabado.É verdade sim que muitos comunistas se esconderam,muitos ainda estão aí para  serem expostos  em seus comprometimentos  ocultos,mas há que   jogar luz sobre estas ocultações se quisermos edificar o futuro e usar a experiência  do movimento,positiva e negativa,na sua construção.
Isto sem falar no direito das vítimas.Por causa da incompreensão dos militantes só a  direita defende estas pessoas,aproveitando para fazer narrativas dramáticas muito convenientes  aos seus interesses escusos ,nos dias de hoje e corremos o risco de isto acabar por favorecer o fascismo e outros ismos conservadores e francamente reacionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário