quinta-feira, 3 de novembro de 2016

A estrutura mental do revolucionário comunista



Continuando os estudos sobre comunismo temos que ir além do problema da arrogância  de resolver tudo no tempo de uma geração,como ,certa vez,afirmou Eduardo Galeano.
Na verdade,o revolucionário é apressado porque não tem sentido aceitar as injustiças.Injustiça se resolve e  se supera.Malcolm X disse uma vez,num discurso,que qualquer ideologia que não apresente soluções para o problema dos negros agora ,não serve para nada.
Contudo a complexidade dos problemas obriga o revolucionário a pensar o ato liberador da revolução como algo que vai além do tempo de vida dele e isso é um problema de  natureza psicológica muito sério.Poderíamos chamá-lo de “ complexo de Moisés”,aquele que sabe que ajuda a chegar à terra prometida,mas não vai vê-la(não vai ser recompensado).
Isso é da ordem dos problemas psicóticos,porque descola o revolucionário ,que estuda a realidade, dela própria.É difícil  para ele tomar decisões,fazer política,dentro de um contexto limitado como este,muitas vezes se sustendo pela esperança,um sentimento de saúde em meio à psicose.
Quem não supera esta psicose,quem acredita ser necessário um ato revolucionário liberador,na verdade,quer o congraçamento,quer a comunhão da sua disposição de ajudar com o reconhecimento do outro,do oprimido.
É um desejo de felicidade,implícito na convicção revolucionária(comunista),que frustrado o conduz  ao desejo de morte,de sacrifício,que é o único sentimento,diante dos fados,que oferece uma felicidade compensatória.
“ Eu fiz a minha parte” disse Guevara ao ir à Bolivia,agora é com vocês(Betinho).Neste complexo emocional está algo de egoísta,egocêntrico,mas também ,convivendo,o princípio do altruísmo.
A pessoa que se sacrifica adquire um papel mitológico,que supera a morte,mas talvez,viva,ela pudesse dar a mesma contribuição ,e o desejo de imortalidade,da obra pessoal que fica,surge como um desígnio de si mesmo,sem a consideração dos outros(que talvez precisassem do revolucionário[vivo]).

Nenhum comentário:

Postar um comentário