No artigo em que eu demonstro cabalmente a posição de Marx sobre a Revolução na Russia,fica claro que as condições deste país não correspondiam àquilo que Marx e Engels entendiam ser a base de uma revolução comunista que eles esperavam e preconizavam.
Marx respondeu a uma das populistas mais importantes,Vera Sazulitch,que enviara para sua casa em Londres uma carta.
A resposta e os rascunhos que Marx realizou foram descobertos muito depois por Riazanov,que os publicou.
Aparentemente Vera recebeu esta missiva,mas o destino que deu a ela compromete muito o movimento comunista e a revolução na Rússia.
Isto porque ,conforme se vê de alguns autores do marxismo,Vera teria sido a motivadora desta revolução na cabeça de Lênin.
Na verdade,pelos estudos feitos em torno da trajetória de Lênin revela-se que ele nunca pessoalmente se colocou contra esta revolução.E tal se cristaliza em 1903 com a separação entre bolcheviques e mencheviques patrocinada por ele.Retrospectivamente,Lênin era o unico que defendia esta visão no seio do movimento marxista,que se expressava na social-democracia,a qual ele pertencia.
A distinção supra-citada se manteve na social-democracia russa e o bolchevismo era uma parte bastante pequena do movimento.Até 1912 a social-democracia tinha os mesmos compromissos que Lênin pedia quanto à guerra iminente:no congresso de Basileia,o trato era manter a unidade do movimento operário e rejeitá-la.
Como se sabe em 1914 a social-democracia descumpriu com estas promessas deixando Lênin sozinho na posição de contestação do conflito,como algo deletério para o movimento operário.
A direita afirma que a participação dos bolcheviques na guerra era para organizar a derrota da Rússia,o quanto pior melhor como impulsionador da revolução,mas o que Lênin propugnou foi ensinar ao soldado russo o caráter imperialista da guerra e como ela favorecia os interesses das classes altas.
Também,como se sabe,Lênin permaneceu sozinho até a eclosão da revolução de fevereiro.A partir deste fato e de outros supervenientes pode ele por as suas teorias em prática,nem sempre com o leme na mão(em outro artigo eu tratarei disto).
Mas a verdade é que a origem teórica do pensamento revolucionário de Lênin admitindo que a Revolução podia ser na Rússia não contrariava o pensamento de Marx,segundo ele,mas contrariava,porque este último não a autorizou.
Muitas coisas que foram atribuidas a Lênin vieram depois da constatação dos problemas da Revolução Russa,com o stalinismo.Exceto por uma decisão de Lênin,se pode dizer que ele não possuia o conhecimento da visão de Marx:quando apoiou a tese da revolução permamente de Trotsky.
Mas não se sabe a base teórica própria de Lênin,ele apenas seguiu Trotsky.Certamente tinha compreensão de que a revolução comunista era internacionalista,mas isto não o impediu de fazer a revolução na Rússia e mantê-la.
Todas as reflexões são para citar a afirmação de dois autores,Luciano Gruppi e notadamente Deutscher,que dão conta de que Zasulitch “convencera” Lênin da viabilidade da Revolução num país atrasado.Deustcher ,em o “Profeta Armado”,vol. 1,tratando do periodo de formação inicial do partido bolchevique cita Vera Zasulitch como aquela que trouxe Lênin para a revolução na Rússia.
Se foi assim,Vera mentiu para ele e só agora podemos analisar este problema,porque temos as cartas trocadas entre Marx e os populistas e os rascunhos recuperados por Riazanov.
Não há duvida de que Vera recebeu a resposta e não s e sabe se passou para Lênin.Uma pesquisa a fazer.O que podemos pensar é que ela não passou e que esta narrativa é um pouco construida pelos pósteros e se tornou um chavão para fundamentar a legitimidade de 17:toda a vez que se coloca a ilegitimidade alguém cita a discussão com os populistas,mas a verdade é que Marx não aceitou estas condições.
O máximo de proximidade que se tem com esta opinião de Marx se vê no trabalho de Michel Lowy “ As Lutas de Classe na Rússia”,mas lá não tem o texto responsivo de Marx,não sei por que causa.
Até ao presente momento não há prova de que Lênin tenha lido este texto,o que o separa de Marx.