sexta-feira, 5 de agosto de 2022

O que distingue um comunista de uma pessoa " comum" II

 

Os comunistas estão na voragem do tempo sim

O meu primeiro artigo com este mesmo titulo me causou inúmeros problemas ,principalmente entre os que eu critico,que,como sempre,não contra-argumentaram,nem ponderaram,mas vociferaram e xingaram.

Mas eu continuo,não tem problema...

O que os comunistas fazem de diferente é explicitar a necessidade de mudança,de utopia.Como eu disse, a primeira figura histórica comunista, considero Tommaso de Campanella,que tem este nome porque se considera uma campainha sempre tilintando ,para acordar os homens para este objetivo.É um herdeiro de outro quase  comunista,Diógenes,o que segurava a lanterna.

Contudo,como expliquei no outro artigo, esta auto-arrogada exposição não confere vantagem a ninguém,muito menos certeza e direitos de governo.É só uma atitude,uma voz que se ergue e que mal começou na sua jornada dificílima de afirmação e sucesso.

O comunista(sincero e bom[não são todos])é como uma figura histórica que se levanta ,procura interpretar o seu tempo e dirigir a sociedade para o que ele acha uma finalidade.Mas repito:o sucesso não está pré-dado e esta uma das contradições do missionarismo comunista.

Se o missionário religioso,cristão, tem diante de si a perspectiva da eternidade,na qual confia,o comunista não.

Tal verdade põe problemas que nem sempre ele  sabe resolver,aliás nunca sabe.Porque se tornam problemas de fundo psicológico,coisa que o militante não sabe abordar,uma vez que é guiado pela vontade,pelo esforço físico e do coração.Ele supõe que a utopia está ali na esquina.Precisa psicologicamente acreditar que sim.

E na medida,no entanto,que considera o futuro pré-dado a eventualidade do fracasso não é considerada,a eventualidade da negação idem e quando estas coisas sobrevêm,a frustração é tanta que a psicose se instala,a meta-história se instala e o comunista descobre tardiamente que o tempo é para ele também,que ele não o domina,como disse erradamente Allende,poucos minutos antes de se suicidar.O(a)único(a)comunista que eu vi se preocupar com o tema e conceituá-lo foi a indefectivel Erundina,afirmando que todo sonhador da Terra Prometida dificilmente a vê.