domingo, 17 de junho de 2018

Mais provas do diletantismo filosófico de Marx II


Resolvi voltar aqui ao tema porque,como sabem,eu busco fundamentos para o que eu digo e procuro mostrar como a realidade da esquerda brasileira nas redes( e em todo lugar) é o atraso,já que ela ignora estes temas e repete coisas que já foram contestadas no passado.Eu não sou original,procuro usar(como todo mundo)uma base sólida e fazer atualizações e interpretações que possam acrescentar alguma coisa ao pensamento em geral e ao marxista em particular.
Tenho me referido à dialética como uma inexistência e já usei como fundamento as afirmações de Popper.Agora eu encontrei Lucio Coletti,em seu livro “ Ultrapassando o Marxismo”.No capitulo 8,intitulado “O marxismo e a não-contradição”,Coletti diz entre outras coisas:
“ ao reivindicar(às ciências)esta presumida’ dialética da matéria’(que deveria ser aplicada às ciências esclareço eu)o marxismo não só não acrescentava nada de novo [...]ao que Hegel dissera na filosofia da natureza ,como subentendeu-o”.
A “ dialética da matéria”,diz Hegel,é uma forma de pirronismo,um ceticismo quanto a existência,sensivelmente perceptível,dos objetos externos.Se ,pois,numa filosofia idealista,como a de Hegel,tem um papel,numa ‘ dialética da matéria’,que reivindica o materialismo,isto é puro não-senso”ou contra-senso digo eu.
É aquilo a que eu tenho me referido aqui:a pura oposição dos termos ,de termos e seres diferentes não significa contradição.Marx,Engels,Lênin,Mao nunca entenderam esta realidade,diz Coletti.
Este autor diz:”Um breve exemplo pode nos ajudar a compreender.Nos Cadernos Filosóficos Lênin apresenta  exemplos de oposições(digo eu, seguindo Engels em “ A Dialética da Natureza”).+ e -,ação e reação,diferencial e integral.É um erro grosseiro.[...].Como Kant demonstrara 150 anos antes a respeito de Newton estas não são oposições reais.”
E Coletti conclui:”A esta altura a contradição inconciliável entre ciência e a  dialética atinge o próprio Capital”.
Aqui é onde eu queria chegar.As minhas dúvidas sobre a estrutura de O Capital começam nestas questões.Se a dialética da natureza não existe e foi aplicada à economia,devem haver erros fatais neste livro.No blog Temas eu tenho falado sobre isto e vou continuar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário